Aqui você vai encontrar pensamentos de alguém que não aceita as coisas como são, que não tolera frases como "sempre foi assim, não vai mudar". Não esqueça são apenas pensamentos, e eles nem sempre farão sentido para você.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Liberdade

O que é ser livre? Quem é livre? A liberdade é utopia, não existe liberdade em sua concepção plena. Sim, podemos fazer o que quisermos, mas quem faz? Tudo traz consequências e nem sempre estamos preparados para enfrentá-las. Ao pensarmos em nossas ações sentimos as amarras mais firmes do que nunca. Podemos sentir a força dos nós segurando nossas mãos para trás. Se não pensarmos, essas amarras não passam de um breve desconforto, mas quanto mais refletimos sobre os prós e contras de nossas ações, os nós ficam cada vez mais apertados. A racionalidade nos prende, inibi nossas vontades. Vivemos em um mundo onde somos ensinados a pensar, a pensar muito. E quanto mais pensamos mais difícil fica de chegarmos a alguma conclusão. Não pensamos somente por nós, mas no que os outros vão achar de nossas decisões. Isto não é sinônimo de fraqueza, mas significa que vivemos em uma sociedade e a individualidade acaba sendo abafada pelo bem comum. Aqui entro em contradição, afinal o bem comum sempre deve prevalecer, mas existem certas decisões que dizem respeito muito mais a mim do que aos outros. Qual a medida certa? No momento estou com os nós bem apertados...logo aprenderei a desatá-los.

2 comentários:

Aline disse...

Desfaçam-se os nós...o complicado é achar a "pontinha" , o início para então correr o resto. Quando li pensei, verdade ninguém é livre. Por mais que tenhamos desejos somos sempre reprimidos por alguma coisa, alguma regra ou alguém. Não tenha medo e se precisar, se suas mãos não forem suficientes, mesmo sem saber o como e o por quê estarei aqui para te ajudar. Coragem, determinação e perseverança sempre!!!!

Beijo =D

Simone disse...

Não sei se somos ensinados a pensar ou se somos condicionados ao certo e ao errado. Confesso que a segunda opção me deixa mais tranqüila. Se fôssemos educados para pensar não teríamos tanta inibição em manifestar idéias. Sabes muito bem o problema que cidadãos pensantes causariam em uma sociedade controladora como a nossa. Muitas vezes já me peguei fazendo coisas para agradar ou mesmo evitar um sofrimento de um outro alguém. Mesmo que me causasse sofrimento. O que dá direito ao outro condenar uma atitude? Tenho pensado muito sobre a ética. Ética do gostar, do fazer, do pensar, do viver. O que deve prevalecer: a ética do eu ou a ética do outro? Onde está a medida (se é que ela existe)? Me arrisco: a medida está no quanto andantes nos propomos a ser. Penso (logo existo) que pensar sobre já é um jeito de ser diferente, até mesmo de encontrar outros jeitos de ser. Pensar já é fazer! Larrosa (um filósofo) diz que inventamos modos de estar no mundo quando nos contamos, quando nos narramos. Mas para isso é preciso a experiência do e com o mundo e do humano com o humano!
Uma rima para desequilibrar:
Penso logo existo,
E por isso insisto:
Existir é o bastante?

Estou aqui, não sempre do mesmo jeito nem no mesmo lugar, mas estou!

beijs