Aqui você vai encontrar pensamentos de alguém que não aceita as coisas como são, que não tolera frases como "sempre foi assim, não vai mudar". Não esqueça são apenas pensamentos, e eles nem sempre farão sentido para você.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ética!

Cada tempo e espaço possui uma ética, ela se modifica junto com as mudanças culturais. O certo e o errado compreende um consenso não tão acordado de livre e espontânea vontade, mas um consenso social.
A ética faz parte das amarras que nos prendem, é um dos carcereiros da liberdade utópica. Quanto mais ético sou, mais penso (ou sou condicionado a pensar segundo minha amiga Simone) antes de agir. O certo de hoje, poder ser o errado de amanhã. Muitos soldados cometeram assassinatos durante as guerras, mas no fervor das batalhas estes atos eram consequências irremediáveis. Hoje, estes são considerados assassinos por aqueles que não sujaram suas mãos, mas consentiram com tais acontecimentos.
A ética é relativa, assim como tudo o que é criado pelos homens. A sociedade tece as cordas que são utilizadas pela consciência moral para atar nossas mãos. No entanto, as cordas são de diferentes materiais e texturas de acordo com o contexto em que é realizada sua confecção. Onde está a ética? Qual ética?

Ps. Para um vida em sociedade a ética é de suma importância, em nenhum momento defendo que temos que agir de forma livre e inconsequente. Apenas estou refletindo e não julgando.

Nenhum comentário: