Aqui você vai encontrar pensamentos de alguém que não aceita as coisas como são, que não tolera frases como "sempre foi assim, não vai mudar". Não esqueça são apenas pensamentos, e eles nem sempre farão sentido para você.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Como calcular o tamanho de uma amostra.

Dedico para todos aqueles que se interessam pela pesquisa.


Como calcular a amostra de uma população infinita (acima de 100.000 habitantes):

n = σ² . p . q

e²

n = Tamanho da Amostra

σ = Nível de confiança escolhido, expresso em números de desvio padrão

p = Percentagem com a qual o fenômeno se verifica

q = Percentagem complementar (100-p)

e = Erro máximo permitido



Como calcular a amostra de uma população finita (até 100.000 habitantes):

n = σ² . p . q . N

e² (N-1) + σ² . p . q


n = Tamanho da Amostra

σ = Nível de confiança escolhido, expresso em números de desvio padrão

p = Percentagem com a qual o fenômeno se verifica

q = Percentagem complementar (100-p)

e = Erro máximo permitido

N = Tamanho da população



Obs:

95,5 % de nível de confiança (σ) equivale a 2 desvios padrão
99,7 % de nível de confiança (σ) equivale a 3 desvios padrão

Usualmente trabalha-se com uma estimativa de erro máximo permitido (e) de 3 e 5%.

Quando não é possível estabelecer previamente a percentagem com o qual o fenômeno se verifica, adota-se o valor máximo de 50 para p.

23 comentários:

Anônimo disse...

Larissa, bom dia,
Sou mestranda em Gestão Empresarial, e neste momento encontro-me em fase de elaboração de pesquisa de campo. Gostaria de apreender os aspectos subjetivos que dizem respeito a um determinado fenômeno social. Você teria algum material sobre indicadores de percepção, ou indicadores sociais, que possa me encaminhar? meu e-mail é nandafvc@hotmail.com.
Agradeço imensamente.
Fernanda Carvalho
(21) 2265-3264

Lucas2099 disse...

Esse post acabou de me salvar : )

Unknown disse...

Boa tarde Larissa. Tenho que fazer uma pesquisa em saúde para meu TCC, uma pesquisa numa cidade com 100 mil habitantes, mas a amostragem está dando um valor muito alto. O que eu faço? eng.suezawa@gmail.com Obrigado.

Elizangela disse...

Ola Larissa!
Preciso fazer o calculo do tamanho da amostra para o meu TCC, você poderia me ajudar?O tamanho da população a ser pesquisada é 16.000?

Elizangela disse...

meu email é:
e.izabr@bol.com.br

Anônimo disse...

Larissa como calculo o tamanho da amostra desse problema? Um processo industrial produz 0,8% de produtos NC. Qual tamanho da amostra cuja probabilidades de aceitação do é 90%?

Pode me ajudar?

Anônimo disse...

meu email é meire_souza21@hotmail.com

Thalita disse...

Me ajuda,por favor tenho um trabalho de bioestatistica onde caiu : Estamos interessados em estudar a idade dos 15.320 funcionários da Empresa Distribuidora de Leite Purinho Ltda., e isso será feito através de uma amostra. Considerando um grau de confiança de 95%, um erro de 5% e um desvio padrão de 0,7

Qual o tamanho ideal da amostra?

Grata :)
tathuthuk@hotmail.com

Manuela disse...

Boa noite Larissa, meu nome é Manuela, preciso calcular a amostra para uma população 11.259, como eu faço para calcular?É para o meu tcc, obrigada!
meu e-mail é manubonadiman@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde!
Preciso testar 3 materiais de enxerto em femures de ratos.
Gostaria de saber como calculo o "n" pra saber qtos ratos devo usar.
Meu emaio é ricardomaschmann@zipmail.com.br
Muito Obrigado!
Ricardo

Anônimo disse...

post muito bom e resumido,
difícil encontrar essa informação fácil assim

parabéns!

Iracema Costa disse...

Olá Larissa. Minha dúvida se refere a quantidade da amostra que devo utilizar no meu TCC. Meu objeto de estudo é uma igreja evangélica com uma quantidade de membros igual a 200. Tenho a intenção de aplicar um questionário para 50 desses membros. Vale ressaltar que, para analisar melhor os dados, o tipo de amostragem utilizada foi a não probabilística por julgamento. Sendo assim, considerei que o universo populacional é de 200 membros (100%) e a amostra é de 50 (25%). Agora como comprovo isso estatisticamente? Muito obrigada pela colaboração. Meu e-mail é: iracema_duque_coast@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, minha pesquisa busca identificar os niveis de satisfação de qualidade de vida no trabalho em uma agência bancária e em uma unidade de apoio da mesma empresa. Como na agência só são 10 funcionários e todos serão entrevistados, será um censo, mas na unidade de apoio são 292 funcionários, será amostra. Como calculo a amostra necessária pra não ter que entrevistar os 292 funcionários?
Obrigada e parabéns pela iniciativa.
email: eunicealencar@gmail.com

Anônimo disse...

Boa noite Larissa.... Gostaria de saber qual a referência bibliográfica vc utiliza para a realização deste cálculo amostral, pois vou utilizá-lo no meu trabalho, mas preciso colocar na referência o autor da fórmula. Desde já agradeço!!!!

caroline disse...

Ola Larissa!
Gostaria q me ajudasse a no meu trabalho de pesquisa,preciso calcular amostra de uma população de 40.000 habitantes.aguardo resposta!!!obrigada
Caroline!

Larissa Harres Zucchelli Bittencourt disse...

Caroline,

Com um nível de significância de 95,5% e uma margem de erro de 5% (níveis máximos permitidos em uma pesquisa) você precisa de uma amostragem de 880 habitantes para uma população de 40mil. Espero ter ajudado!

Silvia disse...

Oi, Larissa,
Trabalho com profilaxia de abortos em maternidade de alto risco. Analisando mulheres atendidas de 2007 a 2011, concluí que as quem perdem de forma recorrente exclusivamente no primeiro trimestre têm 95% de perdas (5% de filhos vivos). Se a minha intervenção diminuir a mortalidade para 30%, com IC 95%, qual é o número de gestações que eu preciso acompanhar? E se a intervenção diminuir para 10% a mortalidade?
Obrigada!
Meu e-mail é sclapauch@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá, boa noite! O que seria p = Percentagem com a qual o fenômeno se verifica

q = Percentagem complementar (100-p)
??? em uma amostra?

Obrigado

Anônimo disse...

Oi,


Preciso aplicar um questionário com população de 359 PMs sem erro amostral, qtos aplico, para verificar o nível de estresse? grata.
carolinafeijo@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde Larissa
Preciso fazer o calculo do tamanho da amostra para uma população de 1600. Aguardo retorno

Muito obrigado.

Felipe
e-mail:felipe_prearo@hotmail.com

Hellen Taynan disse...

Olá Larissa, não sei se vc vai me responder, mas eu preciso MUITO de ajuda. É o seguinte: estou fazendo um artigo científico sobre compras na internet. Quero identificar se as compras na internet acontecem, em sua maioria, por necessidade do bem ou por impulso. O problema é que tenho uma população enorme! São 15600000 de internautas que realizam compras pela internet. Eu pensei em aplicar o questionário a 50 pessoas e estou achando que essa amostra é ínfima, porém não tenho tempo suficiente para trabalhar com amostra muito grande. Eu não sei como calcular a amostra, não sei se é melhor trabalhar com amostragem probabilística ou não probabilística. Enfim, estou perdida! Vc poderia me ajudar? Te agradeço muito, desde já.
hellentaynan@yahoo.com.br

Plínio disse...

Olá Larissa,

Você poderia postar a fonte de referência desta fórmula para cálculo de tamanho da amostra para população finita?

Estou terminando um TCC e já procurei muito esta fonte e não consegui encontrar.

Anônimo disse...

Ola, preciso calcular o tamanho de uma amostra de uma população de 350 mil habitantes vou aplicar um questionario de 16 perguntas, preciso saber quantos questionarios terei que aplicar e qual o numero do universo da população? Se vc puder me ajudar ficarei eternamente grata...

Patricia