Aqui você vai encontrar pensamentos de alguém que não aceita as coisas como são, que não tolera frases como "sempre foi assim, não vai mudar". Não esqueça são apenas pensamentos, e eles nem sempre farão sentido para você.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Números que enganam

A maneira como alguns dados são usados podem enganar os ouvidos de quem escuta a notícia. Dizer que 1 milhão de pessoas serão prejudicadas por alguma medida no Brasil merece atenção, mas este número não representa 1% da população brasileira, esta é de aproximadamente 190 milhões de pessoas , segundo o IBGE. No entanto, os dados apresentados pela Fundação Getulio Vargas em 2001, sobre a situação de fome no país, é que merecem ser vistos com sua total gravidade. Afinal são 50 milhões de pessoas (50 vezes a mais do que dito acima), ou seja, 29,9% da população está abaixo da linha da pobreza.


Por isso, devemos ter muito cuidado com as notícias que circulam. Antes de tomar qualquer posição sobre o fato é sempre importante analisar a proporção correta dos dados. Da mesma forma, não é possível comparar um valor em cruzados do ano de 1990 com o mesmo valor em reais de 2009.

O sensacionalismo está presente na comunicação brasileira. Portanto devemos sempre estar atentos para não cair no jogo de manipulação e alienação dos fatos.


Fique de ligado! Não entre no jogo! Analise os fatos!

Um comentário:

Aline disse...

É por esse tipo de coisa que acontece, que cada vez mais acredito e saio em defesa de diploma sim para jornalista. Eu sei que não resolveria problemas, como má indole, por exemplo. No entanto, quem estuda e leva a sério o que produz é capaz de se acercar melhor dos fatos e dados. Não quero me preocupar com quem tem 50 mil na poupança, prefiro me preocupar com quem não tem 1 grão de alguma coisa para por em seu prato.

Bjo