Aqui você vai encontrar pensamentos de alguém que não aceita as coisas como são, que não tolera frases como "sempre foi assim, não vai mudar". Não esqueça são apenas pensamentos, e eles nem sempre farão sentido para você.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Preconceito velado

Uma vez estava com alguns amigos falando besteira, em um momento descontraído, quando alguém falou: - As seis horas da tarde, praticamente todo o dia, o SBT fica preto e branco. A minha curiosidade, que só não me matou por não ser uma felina, me fez perguntar o porquê do comentário. Logo responderam: - Só tem seriados de negros neste horário. Confesso que naquele minuto após a resposta não pensei em nada, foi como se me dissessem: - pega um copo de água.

No último sábado, então, lembrei, não sei porque, daquele episódio e pensei: como assim preto e branco? então, só o branco é colorido?. Ok. Vamos supor que foi um comentário muito infeliz. No entanto, logo depois, essa mesma pessoa disse não existir preconceito contra os negros em nossa sociedade. Cuma? Agora sim fiquei confusa.

Como alguém pode afirmar não existir preconceito ao mesmo tempo em que faz um comentário desses. Até onde eu sei, a televisão preto e branco é algo ultrapassado, inferior as novas tecnologias. Assim, este comentário está agregado de valor, e um valor negativo. Então, como pode, essa mesma pessoa, afirmar que não existe preconceito?

Quando a discussão ficou mais acalorada, entrou-se em outro ponto, o de que os negros é que são preconceituosos. Afirmou-se esta declaração com base naquelas camisetas com o escrito "100 % Negro", seguido do fato de que uma pessoa branca não pode usar uma camiseta com a frase "100 % branco". Me assusta como não podem perceber a diferença entre uma camiseta e outra. O branco não precisa se afirmar perante a sociedade "branca", enquanto o negro luta por um espaço e afirma o que a história tentou negar-lhe, seu reconhecimento social!

Como pode alguém não perceber essas diferenças nada sutis entre uma atitude e outra? Talvez porque não perceba nem as suas próprias atitudes.

2 comentários:

Aline disse...

Me emocionei de verdade ao ler seu post amiga. As pessoas se disfarçam de que não tem preconceitos, de que são liberais e coisa e tal. MAS basta tocar no assunto para sutilmente conversinhas como esta virem a tona. Por muito tempo esse tipo de atitude não me incomodou, tentava me manter indiferente e até mesmo hoje de vez em quando também brinco com o tom de minha pele. Tive uma educação, que certamente irei transmitir aos meus filhos, de que somos todos iguais e merecemos a felicidade e para alcança-la tanto faz a cor da sua pele. Acredito que não é preciso estampar e gritar ao mundo que tenho orgulho de ser negra. EU TENHO ORGULHO É DE SER HUMANA!De conviver com gente capaz de ultrapassar todas as diferenças e aceitar o outro exatamente como ele é. Ai é que as coisas complicam, não sabemos, ou temos dificuldades de ver outro como alguém único, ímpar, queremos cópias do que somos. Desculpe o desabafo, mas valeu pela leitura que me proporcionou.
Beijos

Jorcenita disse...

Tem gente que finge não ver, ou que 'vendo' não vê!
Sobre o 'preto e branco' espiei o dicionário, e veja o que encontrei, dentre outras coisas mais:
Preto: sujo, encardido, sombrio, 'perigoso'.
Branco: sem mácula, inocente, puro, claro.
Só falta dizer que o branco é herói e o preto é ladrão!
ARRREEEE!!!!!!!!