Aqui você vai encontrar pensamentos de alguém que não aceita as coisas como são, que não tolera frases como "sempre foi assim, não vai mudar". Não esqueça são apenas pensamentos, e eles nem sempre farão sentido para você.
terça-feira, 31 de março de 2009
Decidi
Agora decidi! Estou fazendo licenciatura em ciências sociais, vou ser professora de sociologia. Legal! Decidi! E ? Várias coisas me assombram, como ensinar adolescentes a refletir sobre a sociedade da qual fazem parte? Ouvimos muito que o sistema educacional está com sérios problemas. Alunos não respeitam professores da mesma forma que não são respeitados. A violência em sala de aula é algo terrível, professores andam com medo, os pais não conseguem mais controlar seus filhos (se é que algum dia isso aconteceu) e eu ainda tenho que ouvir que como professores devemos incentivar a competição em sala de aula. Não estou dizendo que a competição não possa ser algo sadio e que não devemos preparar nossos alunos para a vida fora da escola. Mas ao menos eu, não quero que este mundo de "salve-se quem puder" continue, para isso acredito que devemos incentivar nossos alunos a alcançar seus objetivos sem ter que passar por cima dos seus colegas. Temos a obrigação de lhes abrir os olhos para a ideologia capitalista que prega a satisfação financeira a qualquer custo. Não podemos aderir a idéia mais absurda que já ouvi, de que a competição e o dinheiro são os unicos estímulos do ser humano. Se fosse assim, eu não teria cursado uma graduação em ciências sociais. O que me levou a estudar sociologia foi o interesse pelo assunto e a sede de conhecimento. Acredito que devemos ensinar nossos alunos que a sociedade é regida por um capitalismo selvagem ao qual vão ter de enfrentar, ao mesmo tempo que devem ter consciência que as oportunidades não são as mesmas e existem pessoas que precisam de ajuda para alcançar seus objetivos. Estender a mão, entender a condição do outro, são pensamentos a ser divulgados para tornarem-se atitudes. Neste mundo não basta ser "competente" para garantir o seu lugar, a vida deve ser entendida em sua complexidade e não pelo reducionismo individualista. A própria competência é relativa!!!!!
quinta-feira, 19 de março de 2009
Duvidar
A minha formatura está chegando e começo a pensar sobre esta fase. O que fazer com tanto conhecimento? Onde aplicá-lo? Nossa! tanto tempo estudando e agora? O mundo capitalista não nos dá muitas opções ao contrário do que prega sua ideologia. Afinal, escolho o caminho do capital e do status ou procuro fazer o que gosto. Mas peraí...do que eu gosto? Eu gosto ou aprendi a gostar ou ainda devo gostar? Segundo Bourdieu, o gosto é aprendido. Então do que eu gosto? Nossa essa etapa da vida força uma reflexão que não me sinto preparada para realizar. Todos tem uma opinião para dar, mas ninguém está na minha pele e nem teve a minha trajetória com podem me ajudar? Pois então, escolho um caminho que no atual momento só representa status para mim ou me arrisco a conhecer outro caminho menos virtuoso para a sociedade? Decido apenas por mim ou pelas pessoas que estão a minha volta?
No momento o que sei é duvidar!!!!
No momento o que sei é duvidar!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)